O Óleo essencial de Hortelã Pimenta (Mentha piperita) é obtido por meio da destilação a vapor da planta fresca ou parcialmente seca, que também são fermentadas antes da destilação. Inclusive, justamente por conta desse processo muito semelhante ao de fabricação do vinho, quanto mais tempo passa, mais forte o aroma fica.
Aromaterapia: Sua natureza refrescante parece aliviar estados de irritação, histeria e tremedeira nervosa. É excelente para tratar a fadiga mental e a depressão, sendo um óleo energizante. Muito usado para livrar pacientes do complexo de inferioridade, trazendo maior clareza de pensamentos e o desejo de viver uma vida mais ética. É um facilitador de novas ideias, muito benéfico quando se precisa de inspiração.
Corpo: A hortelã pimenta um ótimo remédio para resfriados, reduzindo a mucosidade e a febre e aumentando a transpiração. É útil no tratamento de problemas respiratórios em geral, como tosse seca e congestão nasal. Muito benéfico aos tratamentos de asma, bronquite, sinusite, e no alívio de dores de cabeça e enxaquecas. Combate a náuseas, principalmente em viagens.
Pele e Cabelo: Pode ser útil em casos de dermatite, sarna e prurido. Em virtude da constrição capilar, sua ação é refrescante e pode aliviar coceiras e inflamações. Também amacia a pele, ajuda a remover cravos e é eficaz no tratamento da oleosidade na pele e no cabelo.
Advertências: Por se tratar de um produto natural, poderão ocorrer pequenas variações na sua cor. Não aplicar puro sobre a pele. Conservar em local fresco, seco e ao abrigo da luz e calor. Em caso de irritação suspenda o uso imediatamente.
Modo de Uso: utilizar de 3 a 5 gotas em difusores de ambiente ou em cremes e óleos de massagem.
Origem: Estados Unidos.
Extração: Destilação a vapor das folhas.